12/12/2022
Você já deve ter ouvido falar por aí sobre créditos de energia solar. Mas você realmente sabe o que esse termo significa e para o quê esses tais créditos servem?
Vamos lá, os créditos de energia solar nada mais são que um sistema de gratificação desenvolvido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permite ao indivíduo que gera sua própria energia realizar uma permuta junto à distribuidora de rede elétrica.
Como são produzidos os créditos solares?
Os créditos de energia solar são compostos através do saldo remanescente de energia produzida pelo sistema fotovoltaico. Ou seja, a energia constituída pelas placas solares e que não foram utilizadas pelo imóvel voltam para concessionária da região que as convertem em créditos de energia. Assim poderão ser utilizados para abater automaticamente na conta de luz.
Durante o dia, a energia é gerada através dos raios solares e quando anoitece a radiação cessa. No entanto, o imóvel continua manejando energia elétrica. Essa consumação é medida pelo relógio presente no padrão da distribuidora de energia. No fim do mês, a energia solar que você produziu durante o dia e não consumiu, servirá para descontar na sua fatura a fração de Kw equivalente à energia que a sua propriedade deteve no período noturno. Porém, para desfrutar dos créditos solares é preciso seguir as normas da ANEEL, visto que atualmente contamos com três modalidades distintas referentes ao uso dos créditos de energia solar. Veja quais são:
Autoconsumo remoto: essa modalidade consente que os créditos de energia solar de um imóvel sejam reparados na conta de luz de outros imóveis. Mas para que isso seja possível é necessário que essas propriedades tenham o mesmo titular, seja CPF ou CNPJ e que estejam localizadas na mesma zona de atendimento da concessionária de energia.
Geração compartilhada: a modalidade compartilhada concentra-se em microgeração ou minigeração de energia e é realizada através de cooperativas ou consórcios que investem em um sistema de energia solar coletivo, onde a energia gerada pode ser utilizada pelos integrantes envolvidos com o objetivo de reduzir os custos da sua conta de energia.
Geração em condomínio: a modalidade em questão permite que os indivíduos se juntem para adquirir um sistema fotovoltaico e instalar na área comum dos blocos, de forma que a energia solar produzida possa arcar com os gastos de energia do condomínio. Possibilitando assim, também a redução dos custos com energia solar de cada apartamento.
Quer saber mais sobre os créditos de energia solar? Fique de olho em nosso blog!
Se você está pensando em adquirir o seu sistema fotovoltaico não deixe de aproveitar os últimos dias da lei 14.300 para instalar sua energia solar com os benefícios da lei atual, sem sobretaxas.
A oportunidade de economizar gerando sua própria energia de forma sustentável é agora!
A Aladdin tem a luz! Fale com um dos nossos especialistas através do telefone (35) 4101-4001 ou WhatsApp (35) 9 9910-0073.Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Participe do nosso Blog deixando sua mensagem.
Compartilhe
Escrito por Aladdin Energy
Aladdin Energy é uma empresa quem vem se tornando referência no segmento de energia fotovoltaica, contando com profissionais altamente capacitados para levar a melhore solução aos clientes e parceiros, independente de seu modelo ou porte.